Carta ao Estudante de Medicina #02

Não seja um Mediciner

Leonardo Cunha
2 min readJan 16, 2021

--

Caro estudante,

Saiba que a expectativa social do médico como um super herói leva muitos jovens ao vestibular de medicina. E dentro da igreja, a vocação da Medicina se torna uma expectativa de trampolim para um campo missionário transcultural.
Infelizmente, com o tempo, aquele desejo de servir a Deus ajudando o próximo se revela um inimigo para espiritualidade saudável. Arriscamos assumir mais a identidade de "estudante de medicina" do que de cristão.
Além disso, cobrança pessoal e a competição dos colegas nos coloca em um estado permanente de ansiedade. Acreditamos que precisamos saber tudo enquanto não sabemos de nada. A demanda por ligas acadêmicas, projetos de pesquisa, estágios ou a própria preparação para provas do curso acaba nos sugando para fora da vida devocional e comunitária, essenciais para o crescimento na fé cristã. Um plantão noturno ou uma jornada acadêmica se tornam desculpas para ausências repetidas em cultos ou grupos de jovens.
Sem contar que a forma como a maioria dos universitários lida com questões profundas da fé acabam tornando a faculdade uma caminhada solitária em alguns momentos. A falta de espaço para se abordar sobre a espiritualidade pode ser nociva para o cristão com bases frágeis para sua fé.
Apesar das crises do estudante de medicina serem muito parecidas com a realidade de outros cursos universitários, ainda existe a cobrança social sobre a classe médica. O que torna o peso da responsabilidade um fardo grande para ser carregado por jovens na transição de adolescente para adulto. Aprendemos a lidar como rotina entre os altos e baixos da vida humana, lidando com situações que a maioria da pessoas lida apenas uma vez ou outra em sua vida, como a morte, o luto, o parto e a cura.
Talvez esses diversos fatos expliquem os altos índices de transtornos ansiosos e depressivos entre estudante de medicinas e médicos.
Como lidar com a idolatria a identidade de "estudante de medicina"? Qual a importância da vida devocional na universidade? Qual a importância da vida comunitária na universidade? Como podemos nos manter fieis a Grande Comissão na universidade?
Se você estuda medicina ou já está no caminho para entrar na faculdade, saiba que precisa aprender a responder essa perguntas. Seja fiel ao Seu Senhor e não se torne um "mediciner".

Com carinho, seu colega e irmão em Cristo, Leonardo Cunha.

--

--

Leonardo Cunha

Medicina Narrativa, Teologia Reformada e mais alguns Insights Aleatórios.