Carta ao Estudante de Medicina #03

Providência na Pandemia

Leonardo Cunha
3 min readApr 28, 2021

--

Caro estudante,

Vivemos em períodos de muitas incertezas. A pandemia nos roubou a falsa pretensão de querer ou poder controlar nosso amanhã. Para alguns, na famosa “linha de frente”, o medo de contágio pessoal ou familiar torna-se motivo de muita angústia. Enquanto para outros, talvez como você, as adaptações de ensino à distância pesam ainda mais a formação médica, na qual sempre somos lembrados de que nunca sabemos o suficiente.

Ocupamos boa parte de nossa graduação com o coração cheio de ansiedade. Será que sei tudo que preciso para ser um bom médico? Será que estou fazendo atividades extracurriculares suficientes? Será que deveria investir mais tempo em estudos, estágios ou publicações de artigos? Perguntas que parecem nunca encontrar resposta.

Em geral, o veterano do estudante de medicina gosta de acreditar que tem o “caminho certo”. Somos bombardeados com conselhos como “faça a liga de trauma”, “faça TCC com tal professor”, “faça medcurso no quinto período”. Muitos conselhos que até podem ser sábios, mas são colocados como pré-requisitos para satisfação e excelência profissional. Não caia nessa. Ouça as opiniões dos pares, mas não os confunda com profetas. Os “pagãos” procuram o caminho certo da formação intelectual e profissional. Às vezes até construem cursos caríssimos sobre verdades que nem mesmos os autores experimentam plenamente.

Durante a pandemia, ainda lidamos com o medo doentio de nós ou nossos familiares virarem mais um número nas estatísticas do Jornal Nacional. Mais um corpo em vala comum em uma das piores situações vividas por nossa geração. O caminho nunca pareceu tão escuro em alguns momentos, assim como nunca pareceu tão monótono em outros. Nenhum med-coach de sucesso escreveria sobre o caminho atual. Mas, sendo sincero, o caminho não importa. Quem importa é o Guia.

Nesse anseio de encontrar o “caminho certo”, nos distraímos do caminho que Deus tem construído por Sua Providência. Afinal, se Ele forma embriões de pássaros e traz crescimento as flores, por que Ele abandonaria nossa formação? Por que estaríamos lançados a nossa própria sorte e a força exclusiva de nosso braço? Sem Deus, a humanidade jamais poderia construir todo consenso científico e tecnologia que existem. Então por que acreditar que Ele te abandonou enquanto você se preparar para servir a Ele através da Medicina?

Às vezes uma aula chata via EaD, um residente babaca dando um conselho grosseiro, um emprego com baixo fluxo desestimulando nossa jovialidade ou uma conversa com um amigo totalmente não relacionada com a Medicina; esses sim podem ser uma peça de ouro na construção de nosso intelecto. Afinal, uma obra de arte em formação não enxerga ou compreende todas as pinceladas do autor.

Encontramos verdadeiros conselho e consolo nas palavras de Jesus no Sermão do Monte, “não andeis ansiosos”. O mesmo Deus que coloca o pão à mesa, é o Deus que coloca o Netter em nossa mesa de estudos. A certeza de que Ele está conosco nos faz viver intensamente qualquer aula mal preparada, estágio sem estrutura, pesquisa sem fundos, liga sem membros e, até mesmo, qualquer peste em forma de pandemia de Sars-Cov-2. Se escolher o Guia antes do caminho, não será uma aula EaD, um currículo não-impressionante, o medo do contágio ou, até mesmo, um parente falecido em meio a pandemia, que serão capazes de abalar a sua fé.

Entretanto, a soberania de Deus não nos destitui de nossas responsabilidades, mas torna elas possíveis e plausíveis. Coloque o Reino em primeiro lugar. Coloque os pés no chão através de disciplinas espirituais. Alinhe sua mente com o que Deus está fazendo no agora, para não cair na tentação de viver uma vida eternamente inútil. Se não, estaremos apenas andando em círculos e, como loucos, clamando que estamos no “caminho certo” na liderança de nossa mente instável e limitada. Na sabedoria de nossos próprios olhos.

Na verdade, nunca tivemos o controle, mas infelizmente gostamos de pensar que sim. Que, no Senhor, teu coração encontre paz para caminhar.

Com carinho, seu colega e irmão em Cristo, Leonardo Cunha

--

--

Leonardo Cunha

Medicina Narrativa, Teologia Reformada e mais alguns Insights Aleatórios.